Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a proposta, para a consecução da referida campanha, fica o Turismo de Portugal, I.P. autorizado a utilizar €1.000.000 para o efeito. Esta proposta não registou qualquer voto contra dos partidos com assento na Assembleia da República, tendo obtido os votos favoráveis do PS, PCP e PAN e abstenção dos demais partidos.
Para o deputado Nuno Fazenda, a quem coube defender a proposta em nome do Grupo Parlamentar do PS, esta iniciativa está em linha com várias medidas que têm vindo a ser adotadas para o desenvolvimento do interior.
Recorda, por exemplo, que “na anterior legislatura, pela 1ª vez, foi criada uma linha para apoio à valorização turística do interior, que apoiou mais de 90 milhões de euros de investimento total”, sublinhando que “esta linha tem sido reconhecida como um caso de sucesso, pelo que deve ser continuada no futuro”.
Já para a atual legislatura, refere que o Orçamento de Estado apresentado pelo Governo prevê várias medidas em prol do interior, nomeadamente ao nível fiscal, no apoio ao emprego, no ensino superior, na mobilidade e transportes, entre outros.
O deputado socialista eleito pelo círculo de Castelo Branco realça que, para além do Orçamento, “importa considerar outros incentivos, como é o caso do Programa + Coeso, apresentado esta semana em Bragança, o qual prevê o apoio ao investimento privado no âmbito do Portugal 2020”. Refere a este propósito que “serão abertos muito brevemente concursos especificamente para apoiar projetos empresarias no interior”.
Na proposta aprovada na Assembleia da República para a dinamização de uma campanha de dinamização turística do interior, Nuno Fazenda refere que “apesar do crescimento turístico que se tem verificado e dos esforços que têm sido feitos, a verdade é que cerca de 90% da procura concentra-se no litoral, pelo que é essencial continuar a estimular atividade turística no interior”.
“O objetivo desta proposta é que o foco sobre o interior seja reforçado, dando-lhe maior visibilidade e mais projeção turística, por forma a termos um país mais coeso e mais equilibrado”, sublinhou o parlamentar do PS na sua intervenção em plenário.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet