Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a proposta de reestruturação apresentada pelo presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) que visa “a constituição de nove departamentos transversais a toda a instituição e a associação dos mesmos em quatro novas unidades orgânicas”, as seis atuais escolas dão origem a quatro novas escolas. Ou seja, uma das duas que perderá a sua autonomia é a Escola Superior de Gestão (ESGIN). Para os deputados do PSD “uma política de ensino superior que negligencie as regiões já mais desfavorecidas contribuirá para a perpetuação das profundas assimetrias regionais de que o país padece”.
Para o PSD “não se pode falar em coesão territorial na região centro sem pensar em desenvolvimento económico e social de cada um dos seus territórios”. De acordo com o projeto apresentado a ESGIN “tem um papel relevante na sustentabilidade da região e, em particular, do concelho de Idanha-a-Nova. O tecido económico e social deste território tem beneficiado da sua influência pelo efeito âncora para a população residente mais jovem e dinâmica. A permanência de uma população estudantil de cerca de 500 alunos num território de cerca de 8300 habitantes é muitíssimo importante na dinamização da economia local.”
Não obstante o respeito pela autonomia das decisões dos órgãos competentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco quanto à sua reestruturação, o Partido Social Democrata entende e sente a preocupação dos idanhenses. Desta forma a parlamentar Cláudia André e os restantes deputados da Comissão de Educação recomendam ao governo “que promova esforços concertados entre o Ministério da Coesão Territorial , o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Município de Idanha-a-Nova , e o Instituto Politécnico de Castelo Branco para que sejam encontradas soluções alternativas que garantam, simultaneamente, a sustentabilidade financeira daquela Instituição de Ensino Superior e sua permanência no território de Idanha-a-Nova, contribuindo assim para a coesão territorial e o desenvolvimento de toda esta região do Interior do país.”
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet