Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
“Estamos certos de que os munícipes compreenderão esta decisão tendo em conta o contexto atual. Face ao aumento dos custos da eletricidade, cabe-nos dar o exemplo e contribuir para a redução dos consumos de energia e para a otimização e uso eficiente dos nossos recursos, que, num período de crise como o que vivemos, devem ser direcionados para ajudar quem precisa e fazer face a eventuais falhas de fornecimento”, afirma, em comunicado de imprensa, o presidente da câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
A decisão do executivo municipal vai ao encontro do plano de poupança energética anunciado pelo Governo, em setembro, que contempla um conjunto de medidas recomendadas e obrigatórias para fazer face às consequências no setor da energia, provocadas pela crise geopolítica que afeta a Europa.
Apesar do plano de poupança energética aprovado pelo Governo, ao nível da administração pública local, recomendar apenas uma limitação do funcionamento da iluminação natalícia entre as 18:00 e as 24:00, a autarquia de Vila Velha de Ródão “decidiu ir mais longe e não instalar qualquer iluminação natalícia” este ano.
“Esta medida junta-se a outras já em vigor no concelho com vista ao uso eficiente dos recursos energéticos e hídricos, como é o caso da substituição da iluminação interior e exterior pública por iluminação de tecnologia LED”, lê-se na nota.
A autarquia salienta, ainda, as medidas de poupança de água, das quais se destacam a promoção de dois projetos de monitorização e deteção de fugas nas redes de abastecimento na zona alta da vila e em Porto do Tejo e a requalificação e melhoria do sistema de condutas de abastecimento público de água.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet