Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de fevereiro de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

Programa identifica e cuida dezenas de gatos de rua na Sertã

O Programa CED é um método utilizado pela autarquia da Sertã para o controlo das colónias de felídeos e da redução da população silvestre, que tem como principais vantagens a redução do número de ninhadas e a diminuição da população de gatos errantes. 

As intervenções realizadas no âmbito deste programa, que ao longo do ano foram aplicadas em cerca de 50 gatos, “promovem o bem-estar animal, e preveem a mitigação de problemas de saúde pública”, explica, em nota de imprensa, Rui Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã. Além disso, evitam a “insalubridade causada por uma alimentação desajustada de moradores próximos destas colónias”, normalmente feita através de restos de refeições que causam maus odores e “dificultam a higienização dos espaços públicos”, adiantou. No âmbito destas intervenções, os gatos identificados são “tratados, esterilizados, desparasitados, alimentados corretamente e identificados com microchip” conclui Rui Antunes. 

Cientes da importância destes trabalhos, quer para a saúde pública quer para o bem-estar dos animais de rua, o Município da Sertã pretende não só dar continuidade ao trabalho realizado, como ampliá-lo para chegar a um maior número de animais e assim garantir melhores condições de sanidade ambiental das colónias identificadas. Como reforço do trabalho, o Município pretende ainda levar a cabo ações de consciencialização do tema, principalmente nas gerações mais novas, através de ações de sensibilização e participação voluntária em atividades desenvolvidas no âmbito deste protocolo.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!