Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de maio de 2025

Escrito por: Diário Digital Castelo Branco

VMER de Castelo Branco celebra 20 anos no 7º Congresso de Emergência com apelo urgente à melhoria de meios

O evento decorreu até este sábado, 17 de Maio, e marcou não só um espaço de reflexão e partilha de conhecimento na área da emergência pré-hospitalar, mas também a celebração dos 20 anos de atividade ininterrupta da VMER de Castelo Branco.

A sessão de abertura, realizada ao meio-dia, contou com a presença de diversas entidades oficiais, entre elas Rui Alves, Presidente do Conselho de Administração da ULSCB, Fátima Santos, da Câmara Municipal de Castelo Branco, João Freixo, Diretor do Serviço de Urgência e VMER,  Paula Mendes, da Comissão Organizadora, e Helena Lopes, Coordenadora de Investigação, Formação e Ensino da ULSCB.

Durante a sua intervenção, o médico João Freixo destacou os marcos alcançados ao longo de duas décadas de serviço, mas aproveitou também para lançar um sério alerta sobre as deficiências estruturais que persistem no apoio à emergência médica na região. Entre os principais problemas apontados estão uma base de operações precária, ainda instalada em contentores desde 2005; uma viatura VMER com nove anos, frequentemente avariada: “trabalha uma semana e passa três ou quatro na oficina”, disse.

A falta de uma ambulância medicalizada, essencial para o transporte secundário de doentes com necessidade urgente de cuidados especializados fora das valências disponíveis no Hospital Amato Lusitano, como Cardiologia, Cirurgia Vascular, Neurologia e Neurocirurgia.

João Freixo lamentou que, apesar da dedicação das equipas e da importância da VMER no sistema de socorro, as condições permaneçam desajustadas às necessidades reais. “Doenças tempo-dependentes cujas valências o hospital não tem… e se forem resolvidas para amanhã, tanto melhor”, afirmou.

O presidente da ULSCB, Rui Alves, reconheceu as dificuldades, admitindo que não tinha preparado uma intervenção formal, mas assegurou que uma nova viatura já está encomendada e será entregue em breve. Relativamente à base da VMER e à falta de recursos humanos, garantiu estar a trabalhar para encontrar soluções.

O congresso inclui ainda Mesas de Trabalho e sessões temáticas sobre temas como o Pedido de Apoio Diferenciado, o ABCDE do doente crítico, a diversidade das realidades da emergência pré-hospitalar no país e operações em cenários excecionais.

A realização do congresso e os 20 anos de serviço da VMER são, segundo a organização, um motivo de “enorme orgulho”, refletindo a evolução de um projeto fundamental para a saúde e segurança da população de Castelo Branco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!