Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
A decisão foi tomada em julho em reunião do júri da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, constituído por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública.
Em nota de imprensa, o município refere que é a primeira vez que esta distinção é atribuída ao Município da Sertã, resultando da cultura organizacional alicerçada em políticas inclusivas e ativas no acesso e manutenção do emprego da pessoa trabalhadora com deficiência. Refira-se que, a 31 de dezembro de 2024, o Município da Sertã integrava na sua estrutura organizacional um total de 21 pessoas trabalhadoras portadoras de deficiência (17 colaboradores com contrato individual de trabalho sem termo em regime de emprego apoiado em mercado aberto e quatro colaboradores no quadro da autarquia), o que representa mais de 7% do total do universo de trabalhadores da entidade.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva é atribuída de dois em dois anos, nos anos ímpares, e reconhece as práticas dos empregadores nos dois anos anteriores à candidatura, encontrando-se atualmente na sua 5.ª edição. Tem como destinatários entidades empregadoras que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam por práticas de referência nos domínios do recrutamento, desenvolvimento e progressão, manutenção e retoma, acessibilidades, serviço e relação com a comunidade.
A atribuição desta Marca reflete ainda o caminho que o Município da Sertã tem vindo a percorrer no sentido da criação de condições para a promoção de um debate alargado sobre a questão da inclusão, consubstanciando esta temática num compromisso político para a promoção da igualdade e não discriminação, visando aumentar a qualidade de vida da população.
No historial de atuação do Município, tem tido como elemento norteador a sensibilização dos munícipes, dos colaboradores da autarquia e dos parceiros institucionais para a importância de integração desta dimensão no seu funcionamento e nas suas iniciativas.
"Este envolvimento tem vindo a traduzir-se particularmente na disponibilidade para a contratação de pessoas com deficiência, valorizando-as e mobilizando o seu contributo como profissionais e permitindo-as desenvolver o seu potencial, de participação ativa na sociedade, fortalecendo a sua autoestima e autonomia. Desta forma, a inclusão constrói uma sociedade mais justa, equitativa e solidária", lê-se no documento enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet