Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
Segundo a informação publicada nas redes sociais da autarquia rodense, o evento foi seguido pela receção no edifício dos Paços do Concelho, onde os antigos combatentes foram recebidos com a atuação de três alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas, que interpretaram uma obra de Vivaldi e o hino nacional.
Após a cerimónia, decorreu a habitual missa em louvor dos Ex-Combatentes na Igreja Matriz e a romagem ao cemitério de Vila Velha de Ródão.
De referir que os ex-combatentes do Ultramar são militares portugueses mobilizados entre 1961 e 1975 para os territórios de Angola, Guiné e Moçambique, ou que serviram em Timor-Leste (entre 1974 e 1975) ou nos territórios indianos (Goa, Damão, Diu, Dadra e Nagar-Aveli) na altura da sua integração na Índia, além de outros militares abrangidos por legislação específica.
Para serem reconhecidos, estes ex-militares podem solicitar o Cartão de Antigo Combatente no link https://www.defesa.gov.pt/pt/adefesaeeu/ac/direitos/cac, que lhes confere diversos benefícios, incluindo:
Acesso gratuito a consultas e exames no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Gratuidade na utilização de transportes públicos (autocarros, comboios e metro) através do passe de Antigo Combatente.
Entrada gratuita em museus, monumentos e palácios nacionais.
Apoio financeiro, através do Suplemento Especial de Pensão, que varia conforme o tempo de serviço do militar.
Apoio na comparticipação de medicamentos, que pode cobrir a totalidade da parte não coberta pelo SNS.
As viúvas e viúvos de antigos combatentes também podem ser elegíveis para obter este cartão e aceder a alguns dos benefícios. A existência de uma unidade técnica para os antigos combatentes tem como objetivo coordenar a implementação do Estatuto do Antigo Combatente e garantir que estes direitos são cumpridos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet