Escrito por: Diário Digital Castelo Branco
Também teve lugar um jantar denominado “PROVE os Sabores ao Centro” que decorreu em Lisboa, no Ristorante La Squadra, onde os conceituados chefs Hélio Loureiro e Augusto Gemelli prepararam, a quatro mãos, um menu memorável que celebrou os melhores produtos e tradições gastronómicas da região Centro.
Este momento reuniu produtores, parceiros institucionais, jornalistas e críticos gastronómicos, numa celebração da excelência dos Queijos do Centro de Portugal e dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas do Centro (Bairrada, Beira Interior e Dão).
O evento destacou o que de melhor se produz na região, reforçando redes de cooperação e valorizando os recursos endógenos que fazem do Centro um território de sabores únicos. Dando continuidade à promoção do projeto PROVE: Vinho e Queijo, a Inovcluster teve uma presença destacada na feira nacional “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, realizada de 18 a 20 de outubro na FIL, em Lisboa. Inserida na iniciativa Sabores ao Centro, a participação conjunta no stand do Turismo Centro de Portugal permitiu dar visibilidade aos produtos endógenos da região, promovendo a sua autenticidade, diversidade e excelência junto de milhares de consumidores e profissionais do setor.
Durante os três dias, o público teve a oportunidade de assistir a provas comentadas, degustações e showcookings com chefs de renome das diferentes sub-regiões do Centro de Portugal.
Em nota de imprensa, a Inovcluster refere que evento foi uma autêntica viagem sensorial, com destaque para os vinhos do Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa e Beira Interior, e os sabores tradicionais das aldeias, doces conventuais e outros produtos locais. A segunda-feira, 20 de outubro, contou ainda com a imperdível Masterclasse PROVE: Vinho & Queijo, que decorreu entre as 14h00 e as 16h00.
Ao longo da sessão, os participantes puderam desfrutar de uma seleção exclusiva de queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) da região Centro, apresentados por Luísa Barros, em representação da empresa Kiwa Sativa, e harmonizados com vinhos criteriosamente selecionados por Edgardo Pacheco, conceituado jornalista e crítico gastronómico.
"A combinação entre os sabores autênticos dos queijos e a elegância dos vinhos proporcionou uma verdadeira viagem sensorial, celebrando a riqueza da tradição gastronómica portuguesa", conclui o texto enviado ao Diário Digital do.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet